O suprimento é o material de consumo utilizado por impressoras e multifuncionais para a impressão e cópia de documentos. Comparando a impressora com um carro, os suprimentos são a gasolina. Se falta ou acaba, a impressora não imprime, assim como o carro não anda mais. Basta colocar um novo suprimento para ela retomar a atividade e funciona como se nada tivesse ocorrido.
Os materiais variam de equipamento para equipamento e os mais comuns, devido a troca mais frequente, são o toner e o cilindro. Há diferença de componentes dos equipamentos monocromáticos (imprime apenas em preto e branco) e para os equipamentos coloridos. Os equipamentos coloridos possuem 4 cores de suprimento: ciano, magenta, amarelo e preto. Logo, são 8 materiais, sendo 4 toners e 4 cilindros.
Uma questão interessante: no carro, você coloca gasolina adulterada? Quais riscos teria ao fazer uma viagem? Imagine-se a caminho de uma reunião de negócios? Quem sabe, estaria num local desconhecido? Acha que não acontece o mesmo com o suprimento? E a reunião de apresentação para a Diretoria? O contrato para assinatura do cliente? Ou a monografia da faculdade? São situações inesperadas que vimos acontecer com grande frequência nos últimos anos. O Diretor Financeiro, Yuri Bravim, explica melhor: “Já tivemos relatos de toner que estourou na roupa da Gerente, juiz que rejeitou a petição de advogado, escola que reimprimiu as provas dos alunos por suprimentos de baixa qualidade.”
Na prática, o suprimento compatível, remanufaturado, ou reenvasado, qualquer prática que fuja à industrialização, é não original. Não é fabricado pelo fabricante, não tem controle de qualidade igual ao fabricante. O benefício é o custo baixo de aquisição, em alguns casos, 20% do preço do produto original. Ou seja, é um benefício econômico, muito conveniente nos dias de hoje. Mas, e o resto? Problemas:
A desvantagem do original? Preço! No contrato de outsourcing, original custa de 2 a 4 centavos a mais por folha impressa.
O que é melhor para você? Menor preço de contrato e administrar a dor de cabeça ou pagar um pouco a mais e ter o mínimo de problemas?
E se você pudesse ter os dois? Menor custo e qualidade? Acha que não é possível? Adote uma política para redução da impressão na sua empresa. Yuri Bravim comenta novamente: “Fizemos vários projetos de redução de impressão com os clientes, nosso preço não era o menor, mas sempre foi o melhor para o cliente. Como exemplo, um grande cliente do setor de Óleo & Gás nos pagava 3 centavos a mais por impressão, mas a fatura sempre foi 20% menor do que o contrato anterior devido à redução do volume impresso e os controles que implementamos na empresa dele.”
Exercite isto em seu contrato. Seu fornecedor está preocupado em reduzir seu volume? Já conversou contigo sobre as opções de redução dos gastos sem renunciar à qualidade? Se não, repense e veja alternativas.
Por nossa experiência, não indicamos os suprimentos compatíveis. No final é você quem perde. É o seu trabalho que ficará manchado. Seus funcionários e clientes que farão reclamações e terão dificuldades na leitura dos documentos.
Conte conosco e sucesso nos negócios!